Nos estudos da Filosofia à maneira Clássica se encontram diversas culturas que falam que a natureza é um grande livro e nela estão contidas todas as respostas que o homem procura. Porém, quando se volta para o presente, se deparam com uma realidade muito diferente: o homem se sente separado da natureza! Tanto é assim que polui e destrói, não reconhecendo nem a sua própria natureza.

Na atualidade, não é difícil encontrar pessoas para as quais o maior sentido da vida é ter e acumular coisas e experiências. Mas, por que se acumula tanto? Pensando nisso e em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Nova Acrópole de Botafogo preparou uma programação especial.

No dia 01 de junho, de 9 às 14h, aconteceu a caminhada na trilha do Morro do Leme. A trilha começa dentro do Forte Duque de Caxias (Forte do Leme) e pertence a área de Proteção Ambiental (APA) reflorestada com espécies de Mata Atlântica no final dos anos 80. Em seu cume, além da construção histórica, apresenta uma vista privilegiada de Copacabana, Urca, Pão de Açúcar, Corcovado, Niterói e diversas fortificações da Baia de Guanabara.

No dia 02 de junho, de 20 às 21h30min foi apresentada a palestra “O que posso aprender com o Reino Mineral?”. Em todas as civilizações antigas se encontram mitos que envolvem o reino mineral e para elas este não era apenas útil para o dia a dia ou um simples adorno, mas trazia vários ensinamentos.

No dia 03 de junho, de 20 às 21h30min aconteceu a palestra “O que posso aprender com o Reino Vegetal?”. Existem muitas plantas que curam, onde algumas dão exemplo de fortaleza, outras de doçura e delicadeza. São muitas as virtudes que se podem aprender com a Natureza.

E finalizando a homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, aconteceu no dia 04 de junho, de 20 às 21h, a Oficina “Como cuidar das plantas”.

©2018 Organização Internacional Nova Acrópole - Brasil