Aconteceu no dia 01 de junho a primeira caminhada ecológica do mês. Os participantes fizeram a trilha do Forte do Leme – também conhecido como Forte Duque de Caxias – localizado no final da praia do Leme. A subida, de 800 metros, é considerada como fácil – uma boa opção para as pessoas que estão iniciando este divertido tipo de esporte.

A estrada é feita de paralelepípedos e está cercada de vegetação da Mata Atlântica, em uma área de proteção ambiental (APA/Leme). O trajeto (que também pode ser feito através do transporte local) termina no alto do Morro do Leme, onde se encontra o Forte, o sítio histórico com o memorial de Duque de Caxias. Também é possível desfrutar de galerias com exposições e salas onde rodam diversos vídeos – sobre o próprio lugar e sobre assuntos relacionados ao meio ambiente. Lá de cima, a vista permite que o visitante contemple a Praia de Copacabana, a Pedra da Gávea, o Morro Dois Irmãos, o Cristo Redentor e uma das encostas do Pão de Açúcar.

Segundo Mariana Vaz, da Nova Acrópole Tijuca, “a vista que se tem lá de cima é a melhor parte do passeio”.

Permitindo uma ampla visão da Cidade Maravilhosa, o Forte do Leme também incentiva seus visitantes a recuperarem esse simples e renovador hábito de estarem próximos da natureza, fundamental para o ser humano, especialmente nos dias atuais.

A Organização Nova Acrópole busca promover esses encontros com frequência, para que haja uma integração cada vez maior entre os participantes, a sua cidade e a natureza.

©2018 Organização Internacional Nova Acrópole - Brasil