Delia SteinbergNasceu em Buenos Aires (Argentina) em 1943. Em 1974 passa a viver na Espanha e em 1975 obtém a nacionalidade espanhola.

Estudos e diplomas

Começa a estudar música na infância, e aos dezessete anos se gradúa como Professora de Piano e Composição no Conservatório Nacional de Música de Buenos Aires.
Durante vários anos realiza estudos de aperfeiçoamento com a pianista argentina Flora Nudelman e posteriormente com o maestro russo Hubert Brandenburg.
Obtém a Licenciatura em Filosofia pela Universidade de Buenos Aires.
Seu interesse pela cultura e pela educação como instrumento de realização pessoal a leva a seguir estudando outras disciplinas, realizando cursos de especialização em Arqueologia, História, História da Música, Medicina Bioenergética e outras terapias naturais.

Atividades musicais

Com dez anos de idade realiza seu primeiro concerto em público e desde então é selecionada com frequência para atuar em recitais de piano organizados por diferentes entidades e organizações, tais como: Associação Cristã de Jovens, Jovens Concertistas Argentinos, Ateneo de Cultura Artística, Novos Valores Musicais, Associação Harmonicus, Subsecretaria de Cultura do Ministério da Cultura do Ministério da Educação da República da Argentina, Promoções Musicais e outras, tanto públicas como privadas.

Realizou numerosos concertos em diferentes entidades, assim como em emissoras de rádio e televisão, tanto na Argentina como em outros países da América, tendo obtido excelentes críticas em toda a imprensa.

Na ocasião do 30º Aniversário da morte de Maurice Ravel participa, juntamente com outros artistas e jornalistas, da homenagem que se realizou ao músico desaparecido no Centro Argentino de Engenheiros em 7 de Julho de 1967.

Para promover os estudos musicais com projeção internacional, funda em 1988 o Instituto de Artes Tristán, aonde ministra aulas de piano. Atualmente o Instituto Tristán funciona na Espanha, Brasil, França, Israel e Alemanha, promovendo importantes atividades docentes.

Paralelamente, dirige cursos de Apreciação Musical na Espanha, dentre os quais se destacam os dedicados às obras de J. S. Bach, W. A. Mozart, R. Wagner, F. Chopin e R. Schumann.

Para promover novos valores da Música, institui, no ano de 1975, o Concurso Internacional de Piano que leva seu nome, formando parte do Juri, dando assim impulso a carreira artística de jovens profissionais da música. O Consurso Internacional de Piano Delia Steinberg realiza-se anualmente em Madri (Espanha) e conta com a participação de jovens pianistas do mundo inteiro.

©2015 Organização Internacional Nova Acrópole - Brasil