Aula Aberta: Uma nova visão do mundo pelo filósofo Giordano Bruno

  • 06/02/19 20:00

  • Atividade da sede: Porto Alegre

Observações: Entrada Franca

Giordano Bruno viveu no final do século XVI em um período de grande obscurantismo. O sábio rebelou-se contra tudo que o afastava da luz da razão e da ciência investigadora. Buscou respostas para as grandes perguntas humanas, como “Quem eu sou?”, “De onde vim?” e “Para onde vou?”. Como não as encontrou no seu meio circundante, realizou um longo caminho que o levou até o Oriente, chegando possivelmente até as portas do Tibete Sagrado. Foi filósofo, astrônomo e matemático, e suas teorias, há 400 anos, anteciparam a ciência moderna.

Retornou à Europa com grandes conhecimentos acerca dos mistérios do Homem, da Filosofia e do Universo. Esteve em muitos países da Europa ministrando aulas nas mais renomadas Universidades, e seu conhecimento e sua fama rapidamente se difundiram por toda a Europa. Passou a viver sempre um passo à frente da Inquisição até ser preso e passar sete anos na terrível prisão El Piombi, em Veneza, abaixo do nível do mar. Após esse período, estando quase um cadáver humano, foi
condenado a morrer na fogueira. Quando a sua sentença de morte foi anunciada, ele se dirigiu aos seus juízes dizendo: “Talvez o senhor tenha mais medo de proferir a sentença do que eu de ouvi-la”.

Procure entender qual o legado desse grande filósofo e como as ideias dele continuam cada vez mais atuais e podem nos ajudar a lidar com o mundo hoje, aqui e agora.

Mais informações:
Praça Marechal Deodoro (Praça da Matriz), 148 - Centro Histórico - 90010-300
(51) 3023-4433
portoalegre@nova-acropole.org.br

©2015 Organização Internacional Nova Acrópole - Brasil