A Psiquê Humana e os Quatro Temperamentos ⋆ Nova Acrópole

Na tarde de sábado, 05 de Maio, na sede de Varginha da Organização Internacional Nova Acrópole – Filosofia, Cultura e Voluntariado, o professor Bruno Crispim S. Borba apresentou a palestra “A Psiquê Humana e os Quatro Temperamentos”.

Bruno buscou apresentar os conhecimentos sobre o conceito de Psiquê (a partir da visão da tradição grega) e dos distintos comportamentos humanos, através da teoria dos humores de Hipócrates e Galeno (ambos Filósofos e Médicos da Antiguidade).

Na presente abordagem, tratou sobre a origem dos quatro elementos (apresentada por Empédocles, Hipócrates e outros filósofos), que possibilitaram relacionar o Universo e o Homem, o Macro e o Microcosmos, introduzindo essa visão integral desenvolvida na antiguidade e permitindo enxergar os quatro princípios do Cosmos dentro da natureza humana, surgindo assim os quatro tipos de temperamentos.

Através dessa visão Hipocrática desses distintos temperamentos, a saber: sanguíneo, colérico, melancólico e fleumático, o professor apresentou as características de cada um desses perfis, conjugando também com outros conhecimentos, como os de Jung (com os tipos psicológicos), signos astrológicos e outras interessantes relações.

Ao final, encerrou a palestra falando da importância da formação do caráter, que surge do desenvolvimento e qualificação dos respectivos temperamentos, fruto do aperfeiçoamento das características positivas e saudáveis da natureza do indivíduo, reflexo da expansão da consciência humana.

 

Tags:

©2018 Organização Internacional Nova Acrópole - Brasil