No domingo, dia 30 de setembro de 2018, voluntários da Organização Nova Acrópole do Rio de Janeiro se reuniram para a realização de mais uma ação social na Associação de Moradores da Comunidade Mata Machado, na Zona Norte da Capital Fluminense.

Desta vez, os trabalhos de limpeza e reforma da sede da Associação contaram com a participação dos moradores da comunidade. A pioneira foi a enfermeira Dalila Vidal Reis, que vive na região há 45 anos: “Resolvi participar da ação, pois é algo de benefício para a comunidade, e até mesmo pelo fato de estar fazendo pedagogia, essa é uma parte que gosto muito: lidar com o público”.

Os trabalhos foram organizados em duas etapas: com a pintura da escada e, em seguida, limpeza de todo o prédio.

Na recente ‘Biblioteca’, os próprios moradores iniciaram a colocação das novas telhas, que haviam sido doadas. A intenção é que o prédio que pertence à Prefeitura do Rio seja completamente revitalizado e se transforme em uma Biblioteca para o uso dos moradores. Mais de mil livros foram doados até agora. O estudante de publicidade, Breno, de 21 anos, participou do trabalho de seleção dos livros: “É a primeira vez que fiz uma ação social e é muito gratificante, porque você dá e recebe muito. Eu carreguei peso, olhei um monte de livros e não fiquei cansado. É uma experiência que só vivendo para saber”.

A Associação oferece cursos gratuitos de aperfeiçoamento profissional para os moradores da comunidade e ainda é utilizado para outras atividades recreativas. A partir deste outubro, a Nova Acrópole oferecerá também um coral que vai reunir os moradores em torno da música.

Além disso, 19 atendimentos nas áreas de saúde – com exames de diabetes e pressão -, e auxílio jurídico foram realizados. Com as crianças, os voluntários da Nova Acrópole deram continuidade na apresentação do mito de “Hércules e os Doze trabalhos”, através de fábulas, jogos e muita diversão com a boneca ‘Emília’ conduzindo as brincadeiras.

Desde 2015, a parceria entre a Nova Acrópole e a Associação de Moradores da Comunidade Mata Machado vem se fortalecendo e, em 2018, em todos os meses foram realizados trabalhos no local.

A ação social tem por objetivo principal apoiar instituições que já realizam algum trabalho, somando esforços, promovendo a cidadania dos moradores locais e o contato com os valores morais e a prática do bem como virtude.

 

 

©2015 Organização Internacional Nova Acrópole - Brasil