Na tarde de 5 de março, Caroline Forte e Júlio Roveda, integrantes da Unidade ACIST-SL da ONG Parceiros Voluntários, estiveram em visita à sede de São Leopoldo da Organização Internacional Nova Acrópole – Filosofia, Cultura e Voluntariado.

Recebidos pelos representantes de Nova Acrópole, Bárbara Sinigaglia, Marco Rocha e Sandra Leite, a coordenadora da ONG em São Leopoldo discorreu sobre os objetivos e ações do voluntariado organizado que vem sendo desenvolvido na cidade. Entre eles, o de qualificar pessoas e instituições estimulando comunidades proativas e solidárias.

Essa é a base de trabalho da ONG, que tem sede em Porto Alegre, e conta com o apoio de unidades atuando junto às associações comerciais, de serviços e tecnologia em diferentes cidades.

Em São Leopoldo, segundo Caroline, entre outras atividades, estão sendo desenvolvidas reuniões de conscientização sobre responsabilidade, direitos e deveres para àqueles que desejam atuar em ONGs, por exemplo. Também são realizadas capacitações para lideranças dirigidas às pessoas que detém cargos de diretoria em organizações, com foco na responsabilidade individual e social.

Incentivando o protagonismo juvenil, é realizada, uma vez ao ano, uma capacitação para educadores e jovens. Também para os jovens que querem transformar a realidade em que vivem, existe a ação de mobilização social Tribos nas Trilhas da Cidadania. Ação esta que vem sendo desenvolvida nas escolas do município (tribos), com foco (trilha) na Educação para a Paz, Meio Ambiente ou Cultura.

TRANSFORMAÇÃO

Na visão da coordenadora da Parceiros Voluntários, “mais do que quantidade de ações, o importante é que sejam  transformadoras”.

Transformação também é o foco da Nova Acrópole, que tem como base de trabalho a formação humana. “Só melhoramos como seres humanos através da prática, o que na Organização se dá através do voluntariado filosófico”, destacou Bárbara. Exercício este que vem sendo desenvolvido há 60 anos, em 60 países do mundo.

O estimulante diálogo entre as duas instituições fez surgir uma parceria que, num primeiro momento, será viabilizada através de palestras da Nova Acrópole.

©2018 Organização Internacional Nova Acrópole - Brasil