A Arte do Diálogo: Como Desenvolver uma Saudável Tolerância ⋆ Nova Acrópole

Iniciando as atividades de 2018, a Organização Nova Acrópole de Criciúma abriu as atividades na sua sede com um Livro Comentado. Nesta sexta-feira, dia 26 de janeiro, às 20h, a palestrante Jordana Soziopoulos Steiner Zomer Alves apresentou o tema A Arte do Diálogo: Como Desenvolver uma Saudável Tolerância, baseado em “O Sofista” de Platão.

Na referida obra, Platão, pela boca de Sócrates, diferencia o verdadeiro filósofo do falso, o qual chamamos de Sofista. O primeiro é um homem sincero e veraz que busca com todo o coração encontrar e difundir a Sabedoria em benefício não apenas próprio, mas de toda a humanidade. Já o segundo é um homem que não busca realmente a Sabedoria e a Verdade, senão que apenas procura convencer os demais de suas opiniões, ainda que mentirosas, através de ardilosas habilidades retóricas, em benefício próprio ou de grupos de interesses afins. Segundo a palestrante: “Há algo muito perigoso nos sofistas, uma espécie de ignorância de quem não sabe e crê saber. Com isso, os sofistas e os sofismas têm sido causa de muitas das dificuldades e muita dor em todas as épocas, especialmente no nosso mundo de hoje”.

Por fim, a palestrante apresentou o diálogo como o método predileto dos verdadeiros filósofos para encontrar e difundir a Sabedoria em benefício de todos, fazendo inclusive uma demonstração prática com os presentes.

“O diálogo exige que abramos mão de nossas opiniões, como na célebre frase de Sócrates ‘só sei que nada sei’, e passemos a buscar através de perguntas a solução de problemas humanos e o conceito de ideias fundamentais da vida, como: o que é a Justiça, a Verdade, o Bem, o Amor, como podemos nos relacionar bem com os demais, como superarmos nossas dificuldades e desenvolvermos nossas potencialidades, etc.”, conclui Jordana.

É baseado neste mecanismo do diálogo que Nova Acrópole, uma Escola de Filosofia à Maneira Clássica, tem a proposta de cultivar boas perguntas e buscar sábias respostas às questões fundamentais da vida, procurando ainda desenvolver uma saudável tolerância entre todos nós, Seres Humanos.

Assim buscamos inspirar Homens e Mulheres de todas as idades, cores, nacionalidades e condições sociais a despertar os nobres potenciais humanos, latentes no coração de cada um. Esta é uma maneira de viver a Filosofia Real, que é ativa, e de ser um Verdadeiro Filósofo, aquele que busca a Sabedoria procurando viver na prática o que aprende na teoria.

©2018 Organização Internacional Nova Acrópole - Brasil