Encerrando o ciclo de palestras sobre as grandes civilizações pré-colombianas, a professora Juliana Monteiro, no dia 21 de junho de 2017, falou sobre a Civilização Inca.

Mais uma vez foram destacados os valores éticos e morais que embasaram esta grande civilização do passado. Semelhante às civilizações Maia e Asteca, a civilização Inca também possuía um sistema de formação individual apoiado na formação filosófica.

Fixados na região dos Andes, os Incas constituem uma grande civilização que dominou uma ampla faixa de terras pelo território sul-americano. De acordo com um relato de natureza mítica, o povo inca se fixou inicialmente na região de Cuzco e teve como primeiro grande líder Manco Capac. Eram detentores de conhecimentos avançados em engenharia, arte, arquitetura, agricultura e astronomia.

No século XVI, momento que marca a chegada dos espanhóis à América, a civilização Inca sofria com uma série de conflitos de ordem interna. Aproveitando-se desta instabilidade, os colonizadores europeus empreenderam um violento processo de dominação. No ano de 1571, os remanescentes desta civilização foram subordinados após a morte de seu líder, Tupac Amarú I.

 

Tags:

©2015 Organização Internacional Nova Acrópole - Brasil