Com o intuito de oferecer ferramentas filosóficas de compreensão, aprendizado e aprofundamento às pessoas, e deste modo promover uma convivência mais saudável e harmônica, a Organização Nova Acrópole da Tijuca promoveu um Ciclo de Palestras Públicas sobre temas atuais. A atividade aconteceu entre os dias 23 e 26 de outubro de 2017.

No dia 23, a professora Vera Nogueira abordou o tema Como lidar com o Medo. Em sua exposição, ensinou aos presentes que é natural o ser humano sentir medo, e que este pode se apresentar de muitas maneiras. Os filósofos que tratam do tema nos ensinam que o medo é uma força da natureza, tendo por função proteger-nos. Utilizá-lo a nosso favor não só é possível, como é uma forma inteligente e filosófica de ver a vida.

No dia 24, o tema abordado foi Destino x Livre Arbítrio, e a professora Tatiana Jorgensen mencionou sobre nossa capacidade de interagir e influenciar o mundo, e nossa autonomia e capacidade de decisão sobre o futuro, mostrando que se trata de integrar Destino “E” Livre Arbítrio.

No dia seguinte, quarta-feira, 25, o tema escolhido foi Solidão, O professor Ricardo Vela expôs sobre como podemos nos utilizar dela, conhecermo-nos, e tornar estes momentos extremamente fecundos, se percebidos com um olhar mais crítico e consciente.  Cada um tem apenas a sua própria companhia como algo certo pela vida afora, de modo que devemos perceber isso como algo útil, frutífero e positivo.

O professor Daniel Ribeiro encerrou o Ciclo de Palestras, na sexta-feira, dia 26, abordando o tema das Dificuldades, e como podemos tirar proveito delas. Utilizando como referência principal o Filósofo Plutarco, o palestrante ensinou que nem sempre podemos agradar a todos e que isso não é um mal. “Um homem ponderado sabe tirar proveito mesmo das situações difíceis”, afirma.

O ciclo de palestras possibilitou a todos os presentes a reflexão sobre como têm vivido esses temas em sua vida, bem como ofereceu uma visão filosófica, que esperamos, seja útil e válida para viver melhor. Esse é um dos objetivos da Filosofia à Maneira Clássica, promovida pela Nova Acrópole, que oferece o curso regular, voltado para buscadores idealistas que anseiam um mundo melhor a partir de seu desenvolvimento humano e ético.

 

Tags:

©2015 Organização Internacional Nova Acrópole - Brasil