A Organização Nova Acrópole de Niterói ofereceu, entre os dias 19 e 21 de março, um ciclo de palestras abordando o tema “Mulheres que Mudaram a História”.

Na noite de segunda-feira, 19 de março, a professora Emília Vargas ministrou uma exposição sobre a grande filósofa “Helena Petrovna Blavatsky” ao público presente. A palestrante narrou sobre a vida dessa grande filósofa, nascida na Ucrânia em 1831 e filha de nobres russos. Teve uma educação refinada e desde muito cedo mostrou-se rebelde e independente. Na idade adulta, percorre o mundo para enlaçar a sabedoria recolhida em lugares remotos e, com a orientação de seus mestres, realiza uma série de investigações que resgataram um rico conhecimento acerca das ciências antigas e tradicionais. A partir de seu esforço, deixa várias obras como “A Voz do Silêncio” e “Doutrina Secreta”. Foi uma das fundadoras da Sociedade Teosófica em 1875, que tinha como lema: “Não há nada superior a Verdade”.

“Hipátia, a notável filósofa da Escola de Alexandria” foi o tema da palestra ocorrida na noite de terça-feira, dia 20, proferida pela professora Sílvia Guasti. Segundo ela, Hipátia foi uma neoplatonista grega e filósofa do Egito Romano, a primeira mulher documentada como sendo matemática. Como chefe da escola platônica em Alexandria lecionou filosofia e astronomia. Viveu com base em seus ideais, de fortes convicções e foi um grande exemplo de fortaleza e amor pela sabedoria.

Encerrando o Ciclo de Palestras, na quarta-feira, dia 21, a professora Maria Salete Ferreira tratou do tema “Mulheres da Idade Média”. O papel que as mulheres tiveram na história da filosofia, sua participação na Filosofia da Antiguidade e sua contribuição para o pensamento filosófico na Idade Média foram apresentados aos participantes, destacando algumas mulheres que sobressaíram às dificuldades inerentes à época em que viveram.

A palestras contribuíram para que as pessoas pudessem conhecer um pouco do legado destas importantes mulheres, que colaboraram com suas reflexões e sua vida, para a evolução do pensar e viver humano. As mulheres filósofas foram capazes de realizar as maiores proezas em favor dos mais nobres ideais.

A Organização Nova Acrópole de Niterói agradece a todos os que colaboraram para a realização deste evento como também aos convidados e participantes.

 

Tags:

©2018 Organização Internacional Nova Acrópole - Brasil