Na manhã do dia 26 do mês de agosto, a Organização Nova Acrópole de Criciúma promoveu uma Palestra Cultural com o título “Como vencer os limites internos?”

A professora Fabíola D. de Oliveira dá início trazendo a questão: “Em que consiste vencer?”. Dentro do contexto da filosofia à maneira clássica, explica que apesar do título falar de limites internos, na maior parte das vezes, é considerado que nossos limites vem do exterior.

Em síntese, e baseado nos ensinamentos da Sabedoria antiga, a palestrante expõe que toda e qualquer limitação é criada pelo Homem. E que há sim, limites externos, mas esses são naturais e estão distantes da condição humana. Porém, a respeito das provas que nascem de dentro do ser humano, a resposta também se encontra em seu interior. “A ação inteligente e a vontade, que é a força necessária para continuar no caminho o levará a vencer as provas que a vida lhe traz”, comenta.

Fabíola ainda cita, de maneira filosófica e prática, quais são as causas e os sintomas das limitações humanas, sendo as principais: o medo, a preguiça interior, a imaturidade e o apego. E logo na sequência, traz ao público alguns conselhos práticos para solucioná-los.

“A vida oferece a aventura e a prova, e o filósofo é aquele que busca vencê-la, tal como um herói ou uma heroína que mata seus dragões”, conclui.

Eduardo, que assistiu a palestra, completa: “Depois desta palestra, entendi que viver a Filosofia é escolher uma forma inteligente de ver e viver a vida. Hoje, pude perceber uma forma diferente de ver a filosofia, bastante prática e ativa.”

 

©2015 Organização Internacional Nova Acrópole - Brasil