A Organização Internacional Nova Acrópole do Brasil promoveu no dia 01 de julho o curso “A prática da concentração no Budismo Tibetano – a arte do despertar interior”, com o professor Fernando Schwarz. A atividade ocorreu na Livraria Martins Fontes Paulista.

Schwarz abordou, em teoria e prática, a conquista da concentração – tema essencial para que cada um de nós possa construir livremente seu destino. Segundo ele: “A concentração é o que permite evitar a confusão e desenvolver o tão buscado autocontrole. Os exercícios, se feitos na vida cotidiana, desenvolvem a capacidade para vencer os obstáculos sem repressão nem violência, a fim de obter uma vida mais harmoniosa. Favorece a recuperação da memória e o redescobrimento de nossa verdadeira identidade”.

Nas últimas duas décadas, as grandes universidades americanas e europeias realizaram investigações intensivas acerca do impacto da meditação sobre o cérebro, a curto e longo prazos, constatando que as práticas preconizadas pelas antigas tradições orientais, como a do budismo tibetano, aportam benefícios reais.

Abordou também sobre as práticas energéticas, respiratórias e mentais, extraídas da tradição do budismo tibetano.

Após o curso houve a sessão de autógrafos de sua obra “Concentração e despertar interior – de acordo com o Budismo Tibetano” (Editora Nova Acrópole, 2015, 1ª edição).

Nessa obra, Fernando Schwarz convida a descobrir, de maneira simples, o itinerário da consciência segundo os ensinamentos orais do budismo tibetano. Tal foi o objetivo do Lama Blo-bzang Don-yod quem, no século XVII, para facilitar o aprendizado de seus discípulos, fez um desenho representando a história de um personagem em um caminho, acompanhado por três animais simbólicos. O livro está disponível para venda através do site www.editoranovaacropole.com.br

Fernando Schwarz nasceu em Buenos Aires e reside em Paris. É filósofo, atuou como professor responsável pelos cursos da Escola de Antropologia de Paris, e como co-autor da série francesa “Arquitetura e Geografia Sagrada” para a televisão. É autor de inúmeros livros nesta área, traduzidos para também inúmeros idiomas. Seu principal tema de interesse é a revalorização do imaginário, e sua influência na organização das sociedades, na mentalidade e na atividade humana.

©2015 Organização Internacional Nova Acrópole - Brasil