Filosofia convida à Transformação do Ser Humano ⋆ Nova Acrópole

Na tarde do último sábado, 4 de agosto, o público atendeu ao chamado para conhecer o Curso de Introdução à Filosofia à Maneira Clássica na sede São Leopoldo da Organização Internacional Nova Acrópole, incentivando os presentes a refletirem sobre o que é Filosofia e sua utilidade para os dias de hoje.

A palestra foi ministrada pelo professor João Tavares que comenta sobre o conceito da Filosofia: “Normalmente associamos o surgimento da Filosofia à Grécia, que, sem dúvida, organizou e tornou-a mais compreensível à linguagem racional, no entanto, a Filosofia também foi uma ação de outros povos que a viviam mesmo que de forma mais simbólica. Em todos os casos, não se concebia pensar de uma determinada forma e viver de outra.”

Hoje temos acesso a muita informação disponível em praticamente todas as áreas do conhecimento, todavia – como alertou o professor – isso não é suficiente. “Somente informações não transformam a vida de uma pessoa. Já a Filosofia, com exercícios propostos para refletir e aplicar na vivência diária, trabalha, além da informação, com a formação humana. Em última análise, associamos filosofia à construção do sentido da vida – Quem sou? De onde vim? Por que estou aqui?”.

FILOSOFIA À MANEIRA CLÁSSICA
A Filosofia à Maneira Clássica pode ser definida como um modelo, baseado em um resgate das ideias válidas para a formação humana e da própria sociedade, que ao serem aplicadas, no dia a dia, os conhecimentos adquiridos geram experiências úteis a cada um. “A busca consciente pelo conhecimento – por amor à sabedoria – e sua aplicação, transformam o ser humano e ao seu entorno”. O filósofo grego Sócrates já dizia que só é útil o conhecimento que gera transformação.

No curso de Introdução o estudante terá acesso a conteúdos sobre Ética, Sociopolítica e Filosofia da História, através de aulas expositivas e dialogadas, além de exercícios práticos de atenção, concentração, memória e outros, o que o estimulará a reconhecer seus próprios potenciais e expressá-los.

©2018 Organização Internacional Nova Acrópole - Brasil