O Dia Mundial da Filosofia foi determinado pela UNESCO com intenção de destacar o valor da filosofia para a educação e a cultura.

E a Organização Nova Acrópole de Jacareí, este ano em sua 12a edição, programou uma semana inteira de atividades visando promover a Filosofia à Maneira Clássica como um modelo pedagógico para o desenvolvimento dos Potenciais Humanos, tendo como tema central, a Educação e Formação do Ser Humano.

Na segunda, dia 13, ocorreu a palestra A Mitologia na Educação do Ser Humano’, onde o Prof. Gerson Miranda apresentou mitos e contos com seus símbolos e elementos pedagógicos utilizados por diversas culturas e civilizações como instrumentos para uma formação mais humana e fraterna.

Na terça, dia 14, o Prof. Vanderlan Rodrigues ministrou a palestra Filosofia, Educação para Viver Melhor’, destacando a necessidade de uma educação integral e aplicada, de forma a atender cada uma das etapas da vida, desde a infância até a educação e formação para os anciãos, seguindo orientações e ensinamentos do filósofo Platão.

Na quarta, dia 15, um Varal Poético no Pátio dos Trilhos foi realizado, buscando contribuir para o desenvolvimento do gosto pela leitura e a apreciação de textos poéticos, assim como das reflexões e pensamentos filosóficos. As pessoas também puderam girar a Roleta das Virtudes e conversar com os voluntários da Nova Acrópole sobre o significado e a importância de desenvolver tais virtudes como um meio para formar um ser humano mais consciente e mais solidário.

Na quinta, dia 16, foi a vez da palestra O Valor da Filosofia na Educação’, onde a Profa. Édila Maria destacou a importância da educação como um meio para o cultivo dos valores e virtudes humanas, de modo a transformar o ser humano e assim construir um mundo novo e melhor a partir da construção de um ser humano mais ético e mais comprometido com as autênticas aspirações humanas.

Na sexta, dia 17, foi realizado um Café Filosófico com o tema ‘Educação e Formação para o Ser Humano’, onde o Prof. Gerson Miranda destacou como as diversas Escolas Filosóficas se utilizam de símbolos, mitos e contos, como elementos pedagógicos aplicados para eduzir os valores e virtudes presentes no coração e na essência de todo ser humano. Todos os presentes tiveram a oportunidade de participar, enriquecendo esta apresentação com seus comentários e também apresentando seus questionamentos relacionados ao tema.

E no sábado, dia 18, o Varal Poético foi realizado no Parque dos Eucaliptos, finalizando assim as atividades desta XII Semana da Filosofia.

O empresário Celso Gonçalves, que compareceu a todas as atividades desta Semana da Filosofia, comentou: “Gostei de todas as palestras porque me permitiram ter uma nova visão sobre a Filosofia e sua importância para a Educação. Quero continuar participando das atividades e, inclusive, tenho intenção de divulgar para todos os que fazem parte de meus relacionamentos sociais”. 

A Organização Nova Acrópole de Jacareí agradece a todos os que colaboraram para a realização deste evento, em especial ao apoio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e ao grupo de voluntários do Círcolo Italiano Leonardo da Vinci, pelo apoio na divulgação desta XII Semana da Filosofia.

 

©2015 Organização Internacional Nova Acrópole - Brasil