Em concordância com a sua missão de resgatar valores humanos permanentes, oferecendo espaços de ação e reflexão a fim de promover o desenvolvimento individual e coletivo, a Nova Acrópole organizou a XII Semana da Filosofia, entre os dias 16 e 19 de novembro. O evento ocorre todos os anos em comemoração ao Dia Mundial da Filosofia – data comemorativa instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que é comemorada na terceira quinta-feira do mês de novembro. O tema, neste ano, foi Educação e Formação para o ser humano.

A palestra de abertura “O Papel da Filosofia para uma Nova Educação”, com o  professor Fabiano Camilo, buscou promover uma reflexão sobre o papel da Educação, não apenas em formar profissionais aptos, mas também em resgatar valores humanos para a construção de cidadãos mais conscientes de si mesmos e do seu entorno. Nesse sentido, foi abordado que papel a Filosofia pode ter para que nosso sistema educacional forme, de fato, seres humanos melhores.

Já a palestra “A Arte Grega como via de educação” foi ministrada pelo professor convidado Fernando Mattos, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que abordou os conceitos gregos tradicionais da música e seu vínculo direto com a harmonização para com seu entorno, que exercia, portanto, um papel fundamental na formação educacional do indivíduo na polis. Em seguida, foi apresentado um recital com instrumentos inspirados nos originais gregos, exemplificando os valores anteriormente explicados.

Durante os dias do evento, uma exposição apresentando a história da instituição além de painéis explicativos sobre as ferramentas que a Filosofia traz para a uma vida melhor, individualmente e em sociedade, ficou exposta nas dependências de Nova Acrópole, recebendo visitações que constituíram importantes momentos de reflexões e troca de experiências.

Por fim, a Nova Acrópole promoveu a atividade “Filosofia no Parque”, na Redenção, desenvolvendo diversas atividades, como a Roda das Virtudes, o Clube de Leitura, o Varal de Poesias, além de intervenções artísticas, demonstrações de artes marciais e muita convivência filosófica.

Palestra abordou a função da Música na Educação

Recital à moda grega encerrou palestra sobre a Música Grega na Educação

Exposição contou a história da instituição em Porto Alegre em suas três décadas de atuação

 

 

©2015 Organização Internacional Nova Acrópole - Brasil