Em comemoração ao Dia Mundial da Filosofia, a Nova Acrópole realizou, de 13 a 18 de novembro, a XII Semana da Filosofia. Nesta edição, a Semana teve o tema “Filosofia: Educação e Formação para o ser Humano”. O Dia Mundial da Filosofia foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Todos os anos ele é comemorado na terceira quinta-feira do mês de novembro e há 12 anos a Nova Acrópole participa desta celebração realizando uma semana de atividades filosóficas abertas ao público em geral.

Na sede Savassi, em Belo Horizonte, a programação da Semana da Filosofia contou com as palestras “Filosofia: uma educação para a vida” e “Uma educação permanente para a formação do caráter do ser humano”, além de uma atividade interativa, composta pela exposição de um Varal de Poesias e a Roleta das Virtudes. Em todas as atividades, buscou-se a compreensão da Filosofia como uma prática educativa e formativa para o ser humano.

Na palestra “Uma educação permanente para a formação do caráter do ser humano”, ministrada pelo professor José Carlos Possas, tratou-se da Filosofia como ferramenta para uma educação completa, humanista, integral, que capacite o ser humano para dirigir sua própria vida, ajudando-o a conquistar mais qualidade de vida, tanto no individual como no coletivo.

Na palestra “Filosofia: Uma Educação para a Vida”, ministrada pelo professor Jander Pedroso, tratou-se de mostrar que, embora se diga que a filosofia não é prática e que não serve para nada, continuamos nos perguntando sobre as grandes questões, as grandes inquietações: o porquê da vida, da morte, da dor, do envelhecimento e das coisas que conosco ocorrem, sendo esses os temas fundamentais da filosofia, uma prática não só necessária, mas essencial para uma educação para a vida.

O Varal de Poesias e a Roleta das Virtudes deram um colorido especial à programação da XII Semana da Filosofia, pois levaram um pouco de beleza e reflexão a todos aqueles que passaram pela instituição no período.

 

 

 

©2015 Organização Internacional Nova Acrópole - Brasil