A Organização Internacional Nova Acrópole – sede Curitiba, promoveu nesta segunda-feira, dia 26 de novembro, a limpeza do busto do filósofo, poeta, historiador e educador Dario Vellozo, em comemoração aos 149 anos do seu aniversário.

Dario Persiano de Castro Vellozo viveu em Curitiba entre o final do século XIX e começo do século XX. Como poeta, foi um dos precursores do movimento literário simbolista no Paraná. Como educador, lecionou cátedras de história no que hoje é o Colégio Estadual do Paraná (CEP). Foi também fundador do Instituto Neo-Pitagórico, com sede mundial em Curitiba – o Templo das Musas. Sua grande influência na cultura e na educação curitibana rende-lhe uma significativa homenagem: um busto em bronze feito pelo renomado e premiado artista curitibano João Turin, contemporâneo de Dario Vellozo.

Com o apoio da direção geral do CEP, voluntários da Nova Acrópole realizaram a limpeza deste busto situado na entrada do colégio. O objetivo foi lembrar a imagem desta importante figura de Curitiba, bem como homenageá-lo no dia do seu aniversário de nascimento.

“Estudar a Filosofia à Maneira Clássica promovida pela Nova Acrópole não nos limita em estudar os gregos, romanos ou egípcios, tão distantes no tempo e espaço, mas leva-nos a buscar e aprender com os grandes que estão perto de nós, que viveram e passaram justamente por onde passamos agora. E este é o caso do Sr. Dario Vellozo”, diz um dos voluntários.

©2015 Organização Internacional Nova Acrópole - Brasil