Foi nesta terça feira, 09 de maio, que a instrutora Luciani Ceolin realizou uma aula introdutória sobre o primeiro nível de estudos do Curso de Filosofia à Maneira Clássica da Nova Acrópole.

Apresentou os assuntos que formam a grade de matérias deste primeiro nível e falou sobre a existência de diversas Escolas de Filosofia que estiveram presentes em importantes civilizações que conhecemos ao longo da História. A proposta destas escolas, assim como de Nova Acrópole, sempre foi a de promover um método educacional para despertar os potenciais latentes no Homem.

De acordo com Luciani: “O curso de filosofia tem o objetivo de mostrar a forma prática que podemos aplicar os ensinamentos deixados pelos Sábios. E fazemos isso através de três matérias: Ética, Sociopolítica e Filosofia da História.”

Na sequência da aula, fez referência a Pitágoras e a relação deste com a origem da palavra filosofia. Trouxe exemplos de inúmeros Filósofos e de Escolas filosóficas ao longo da história, mencionando acerca do imperador Marco Aurélio em Roma e Confúcio, o ministro da Justiça na China. Tanto um quanto o outro estudaram e utilizaram como base a Filosofia como uma forma de vida e transmissão de seus ensinamentos.

A proposta da filosofia, através do Curso de introdução, é uma postura ativa perante a vida. E o Homem, de natureza filosófica, é aquele que está em busca de respostas sobre o Universo, sobre quem ele é, de onde ele vem; ele quer, de fato, encontrar um sentido pelo qual viver. E a partir das respostas a estas perguntas elege uma forma de vida, filosófica, feliz e naturalmente humana.

 

 

©2015 Organização Internacional Nova Acrópole - Brasil