Aconteceu neste sábado, 8 de abril, mais uma Palestra aberta ao público na sede de Criciúma da Organização Nova Acrópole. Desta vez o tema foi Vocação: Qual o Meu Papel no Mundo?, apresentado pela palestrante Michele Mariot.

Em um paralelo entre Vocação e profissão, Michele instigou o público com questões como “O que gostamos de fazer? O queremos fazer? O que fazemos bem?”. E explicou como essas questões podem nos ajudar a encontrar nosso verdadeiro chamado, uma via direta para encontrarmos nossa felicidade. Além disso, como esta convocação do destino pode servir para construir uma sociedade melhor quando cada ser humano encontra o seu lugar e o seu papel no mundo, de acordo à sua natureza.

Lembrando Platão, falou sobre como na sociedade idealizada por ele, cada ser humano poderia fazer a diferença contribuindo com o que tem de melhor. E como a educação, oferecida pela sociedade, pode ajudar o Homem a encontrar as respostas para suas perguntas.

Marilene Dal Toé, que assistia à conferência, ao final, comenta: “A palestra fortalece na gente aquilo que de alguma forma não queremos aceitar, que as respostas estão, de fato, dentro de nós. Hoje aprendi a valorizar mais o que faço, e me fez refletir como o que fazemos afeta a vida das outras pessoas”.

As Escolas de Filosofia de todos os tempos e lugares tratam disso, de oferecer um caminho para a educação dos cidadãos, para que com as ferramentas apropriadas possam tirar de dentro de si as respostas para essas perguntas que tanto inquietam a todos nós.

 

Tags:

©2015 Organização Internacional Nova Acrópole - Brasil