No último dia 02 de setembro, a Organização Nova Acrópole de Lauro de Freitas sediou o Fórum de Saúde Integral. Em sua sétima edição, o Fórum contou com a participação de profisisonais alinhados com a ideia da Saúde Integral, e abordou temas diversos, como ansiedade e depressão, postura, tireróide e a relação entre filosofia e saúde.

A Saúde Integral propõe uma compreensão mais profunda do Ser Humano, considerando os seus aspectos físico, energético, emocional, mental e espiritual. O Dr. Bernardo Norat abordou esta temática em sua palestra “O Poder Curativo da Filosofia”. O desenvolvimento da consciência humana e a busca da sabedoria, desenvolvidos pela filosofia, têm uma relação íntima com a saúde. Segundo ele, “para estar verdadeiramente saudável, o ser humano necessita não só harmonizar todos os fatores que participam da sua constituição, mas, acima de tudo, dar um sentido à sua vida, encontrar e viver plenamente o papel que lhe cabe na existência”.

A Dra. Leonor Teixeira, endocrinologista, abordou o tema “Tireóide: seu impacto no ritmo e comportamento humano” e encerrou a manhã do evento falando sobre esta importante glândula, e suas relações com a nossa vida.

No início da tarde, a psicóloga Carolinne Baptista falou um pouco sobre dois dos males da modernidade: “A Ansiedade e a Depressão”. Abordando a importância da tomada de consciência do ser humano sobre si mesmo e sobre a realidade à sua volta, Carolinne explicou a possibilidade de prevenção e resolução por meio da filosofia. Encerrando o evento, João Paulo Vieira, fisioterapeuta, fez os presentes se movimentarem e se conscientizarem dos “Efeitos maléficos do uso dos smartphones”.

O público – de todas as idades e das mais variadas formações – participou de um dia agradável e instrutivo, como nos conta o estudante de medicina Leonardo Barreto: “Achei o Fórum uma ótima oportunidade para todos os que são ou se interessam pela área da saúde, porque mostrou a saúde de uma forma mais integral como não é explicada em todos os lugares. Em meu ponto de vista, de forma geral, eu recebo uma formação focada no cuidado ao corpo físico e tratamento de doenças. O Fórum me proporcionou uma oportunidade especial de entender como a Saúde Integral cuida do corpo físico e também dos corpos energético, emocional e espiritual; não caindo na dicotomia do cuidado ao físico OU ao espiritual. A Saúde Integral está muito relacionada com a pŕopria origem da Medicina, que surgiu de uma visão filosófica de pessoas que tinham uma grande motivação pra cuidar do sofrimento do outro, extraindo disto um significado interno e superior”.

Recomendamos visitar os artigos sobre saúde no site da Revista Esfinge: http://www.revistaesfinge.com.br

A Nova Acrópole de Lauro de Freitas conta com uma programação cultural gratuita mensal e abre regularmente turmas do Curso de Filosofia à Maneira Clássica.

 

 

©2015 Organização Internacional Nova Acrópole - Brasil