Dia 29 de julho, sábado, às 19h, a Organização Internacional Nova Acrópole – sede Taubaté, ofereceu uma palestra pública sobre o político e general romano Júlio César.

Júlio César foi um homem grandioso que desempenhou um papel crítico na transformação da República Romana no Império Romano. Nascido em uma família patrícia de pequena influência, César foi galgando seu lugar na vida pública romana até que ele e os políticos Crasso e Pompeu formaram uma aliança (o Primeiro Triunvirato) que acabou por exercer a política romana por anos. Suas conquistas lhe deram enorme poderio militar e respeito, e em 49 a.C., César assumiu o comando em Roma com poder total.

Esta é a história por trás do homem, mas durante a palestra, ministrada pela professora Nataly Romagnoli, pudemos conhecer os ideais que viviam dentro do coração de Júlio César e que ele tentou trazer para o povo Romano. Infelizmente, traído pela falta de compreensão de seus aliados políticos, morreu antes de ver seu sonho realizado. A Roma que sonhara, viria a tomar forma pelas mãos de seu herdeiro: Otávio César Augusto.

“É interessante como a gente sabe tão pouco sobre homens tão grandiosos e que, de certa forma, nos influenciam até hoje”, comentou uma espectadora durante a palestra. “Eu adorei saber mais e pode apostar que vou chegar em casa e vou estudar mais sobre ele!”, completou.

O resgate da História e de seus grandes personagens faz parte da proposta de Nova Acrópole, existente há 60 anos e presente em 60 países, onde realiza um importante trabalho de resgate das ciências sociais, da cultura e do humanismo. A sede Taubaté oferece palestras e diversas atividades gratuitas mensalmente.

Tags:

©2015 Organização Internacional Nova Acrópole - Brasil