“O Sagrado Camuflado – a crise simbólica do mundo atual” foi o tema da palestra promovida pela Organização Internacional Nova Acrópole do Brasil ocorrida no dia 30 de junho, na Livraria Martins Fontes Paulista.

Ministrada pelo professor Fernando Schwarz, autor do livro de mesmo título, desenvolveu uma reflexão sobre como o simbólico é uma das potências ocultas do poder, e como os símbolos de uma nação podem funcionar como verdadeiras chaves de conhecimento de sua estrutura política e social. Falou sobre a influência do imaginário na vida, e de como é motor de nossas crises e de renovações que, periodicamente, fazem-se necessárias. Tanto no livro, como na palestra, Fernando Schwarz explica sobre como o afastamento do simbólico suprimiu o ímpeto coletivo, e como agora volta a ser buscado através de novas formas.

Fernando Schwarz é nascido em Buenos Aires e residente em Paris. É filósofo, atuou como professor responsável pelos cursos da Escola de Antropologia de Paris, e como co-autor da série francesa “Arquitetura e Geografia Sagrada” para a televisão. É autor de inúmeros livros nesta área, traduzidos para também inúmeros idiomas. Seu principal tema de interesse é a revalorização do imaginário, e sua influência na organização das sociedades, na mentalidade e na atividade humana.

O lançamento de sua obra “O Sagrado Camuflado – a crise simbólica do mundo atual” (Editora Nova Acrópole, 2017, 1ª edição) ocorreu após a palestra, com sessão de autógrafos. Neste livro, Fernando Schwarz explica como o afastamento do simbólico suprimiu o ímpeto coletivo e como isso volta a ser buscado através de novas formas, nas práticas cotidianas. Ainda propõe ao leitor a seguinte reflexão: a retomada do reconhecimento da dimensão simbólica e de seu valor poderia ser solução para os desencontros de nosso momento atual?

O livro está disponível para venda através do site www.editoranovaacropole.com.br

©2015 Organização Internacional Nova Acrópole - Brasil