Academia Jacarehyense de Letras (AJL) realiza anualmente seu Concurso Literário. E no dia 21 de Outubro de 2017, em sessão solene no auditório da Secretaria Municipal da Educação, foi realizada a entrega dos troféus e medalhas aos vencedores do Concurso.

O atual Prefeito, Sr. Izaias Santana esteve presente e recebeu o título de Presidente de Honra da Academia Jacarehyense de Letras (AJL) em ato solene. Compareceram também autoridades dos setores de Educação, Cultura e representantes das Escolas Públicas e particulares da cidade.

O Diário de Jacareí fez a cobertura do evento, contando com a presença do diretor do jornal, Sr. Ângelo Ananias.

E como novo presidente da Academia Jacarehyense de Letras, o jornalista Benedito Veloso, que é o 6º presidente em 11 anos e cumprirá mandato de um ano a partir de 1º janeiro de 2017.

O novo presidente buscará ampliar a participação da AJL em todos os eventos do município ligados à literatura e as artes em geral. “O momento é de unir forças para divulgar as tradições culturais de Jacareí, notadamente a literatura”, disse em seu agradecimento aos colegas. Veloso é também colaborador do Diário de Jacareí, onde assina quinzenalmente a coluna Filhos Brilhantes.

Incentivar a prática da leitura, melhorar os conhecimentos literários e viabilizar ações culturais em Jacareí, são as principais finalidades da AJL. Sem fins lucrativos, sua manutenção é feita mediante a realização de eventos beneficentes. A entidade tem como objetivo principal fomentar o interesse e o conhecimento da arte literária na cidade com a realização de exposições, palestras e cursos, estando aberta a parcerias com o Poder Público e entidades privadas.

Entre as principais atividades da AJL destacam-se o Troféu Jacaré, Troféu Jacarezinho (concurso para crianças), Festival de Sonetos, Troféu Nogueira da Gama (em homenagem a personalidades que elevaram culturalmente o nome da cidade) e Saraus temáticos (sempre com o apoio da Prefeitura Municipal de Jacareí através da Fundação Cultural).

Estudantes da Organização Nova Acrópole que participaram do Concurso Literário, foram contemplados em várias categorias e receberam a premiação das mãos do Prefeito:

CATEGORIA : POESIA => Troféu Jacaré
1º lugar: Gerson Rodrigues de Miranda
Poesia: Deus Impera

Menção Honrosa em Poesia – Medalha
Maurício Pedro Queiroz da Silva

CATEGORIA : CONTO => Troféu Jacaré    
1º lugar: Gerson Rodrigues de Miranda
Conto: Sob o Céu de Alexandria

Menção Honrosa em Contos – Medalha
Adriana Galvão Povoa
Édila Maria Vespasiano de Oliveira

A Organização Nova Acrópole de Jacareí há 14 anos realiza atividades voluntárias na cidade e há muitos anos apoia a iniciativa cultural da Academia de Letras e reafirma sua colaboração para a divulgação deste importante evento literário, com seu compromisso de trabalhar pela arte, cultura e filosofia, apoiando e atuando em parceria com os órgãos educacionais e culturais da cidade.

 

©2015 Organização Internacional Nova Acrópole - Brasil