Em tempos de crise como a que vivemos, alguns temas parecem ressoar de maneira mais firme em nossas reflexões. “Do Micro ao Macrocosmos: um discurso sobre a Dignidade do Homem” foi o tema da palestra do último dia 26 de maio na Organização Nova Acrópole de Lauro de Freitas.

Baseado na obra “Discurso sobra a dignidade do homem” do grande filósofo renascentista Pico dela Mirandola, o professor Ronald Carvalho falou e dialogou com os presentes sobre este conteúdo filosófico que engrandece a alma e que relembra o quanto podemos nos elevar diante das circunstâncias cotidianas. Segundo Ronald: “a proposta da palestra foi procurar a dimensão mais elevada em cada um de nós, repensar a grandiosidade da alma humana e ressignificar as nossas ações”.

Carolinne Vieira, que assistia à palestra, comenta “sobre o fato das pessoas verem a dignidade como apenas a manutenção da sobrevivência (casa, moradia, educação, lazer…)”. Em um breve diálogo, Ronald explicou que o entendimento atual sobre a dignidade está associado a níveis muito baixos de realização, a condições elementares de existência. “Não relacionamos a dignidade a uma Virtude, um Valor, como ela verdadeiramente é. Se trata de conseguir sustentar a sua condição de consciência mesmo diante das adversidades, dos momentos críticos, da dor; ou seja, de fazer surgir de dentro a força necessária para a superação”, analisa.

“Isto é o que nos legou a obra de Pico della Mirandola, o que nos ensinaram as diversas civilizações na história da humanidade. É o que construímos com a Filosofia à Maneira Clássica, que pode ser conhecida em nossos cursos que ocorrem todos os meses, na sede Lauro de Freitas”, conclui.

Tags:

©2018 Organização Internacional Nova Acrópole - Brasil