A Prefeitura de Jacareí organizou um evento para celebrar o Dia da Independência. Muitas autoridades e representantes das diversas áreas sociais estiveram presentes.

Na parte cultural houve a participação dos voluntários da Organização Nova Acrópole de Jacareí que organizaram um Varal Poético.

O evento contou também com a presença do Prefeito Izaias Santana, vereadores, secretários e muitas autoridades municipais.

Participaram do desfile: o Tiro de Guerra, Corpo de Bombeiros, Secretarias de Educação e Cultura, Segurança e Defesa do Cidadão, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), e OSIJJA (Orquestra Sinfônica Jovem de Jacareí), além das entidades ASPAD (Associação de Pais e Amigos do Down), JAM (Jacareí Ampara Menores), CEPAC (Associação ‘Criança Especial’ de Pais Companheiros), APAJAC (Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Jacareí), Casa Viva Vida (Atendimento a idosos), Escolas Estaduais ‘Coronel Carlos Porto’ e ‘João Vitor Lamanna’, a Liga de Capoeira e de Artes Marciais.

Mais de 9.000 pessoas estiveram presentes ao evento que representa uma data histórica importante e movimenta todos os segmentos da sociedade jacareiense.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura apresentou como tema as oficinas de música do programa de escola em tempo integral. Essas unidades garantem educação para além da sala de aula para alunos da rede municipal, com jornada diferenciada de dois períodos de estudos, atividades esportivas e culturais. A iniciativa atende seis escolas para mais de 700 alunos, atendidos pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

No Varal Poético, os voluntários da Organização Nova Acrópole distribuíram poesias, reflexões filosóficas e convites para conhecer o Programa de Estudos da Escola de Filosofia Nova Acrópole em Jacareí.

Prestigiando o Varal Poético esteve presente a escritora, poetisa e contadora de histórias, Sra. Maria Guimarães, que declamou poesias e falou sobre a importância de aproximar as pessoas da arte poética e de como é importante despertar o gosto pelas artes literárias em geral. A escritora é autora do livro infantil ‘A Florzinha Diferente’, que aborda a importância de transmitir valores e princípios essenciais para o ser humano, como o amor ao próximo e respeito às diferenças.

O atual Presidente da Academia Jacarehyense de Letras, jornalista Benedito Veloso, também veio prestigiar o Varal Poético e fez um convite para que a Nova Acrópole participe dos eventos a serem realizados pela Academia de Letras no Parque dos Eucaliptos onde foi criado um espaço cultural chamado Recanto dos Poetas. Veloso é colaborador do Jornal Diário de Jacareí, onde assina a coluna ‘Filhos Brilhantes’.

A Nova Acrópole agradece o apoio da Prefeitura Municipal, da Diretoria de Eventos da Fundação Cultural e também o apoio dos veículos de comunicação que auxiliaram na promoção deste trabalho através do qual levamos um pouco de poesia, arte e filosofia à vida das pessoas.

 

©2015 Organização Internacional Nova Acrópole - Brasil