Entre os dias 8 e 10 de Novembro foi realizada a XIII Semana da Filosofia, na sede Uberaba da Organização Internacional Nova Acrópole, em comemoração ao Dia Mundial da Filosofia.

Todo ano este evento traz um tema específico que orienta as atividades a serem realizadas, e assim, nesta 13ª edição, o tema central foi “Confúcio, o filósofo chinês”, que nos ensina, dentre outros conhecimentos que nos legou, que o ensino baseado em princípios éticos gera uma conduta virtuosa naquele que se torna capaz de inspirar aos demais por sua força moral.

Dentro desta proposta de atividade, nos dias 8 e 9 foram realizadas palestras que trouxeram ao público presente uma amostra do conhecimento e ensinamentos promovidos por esta figura milenar.

Foi apresentado sua vida e obra, a forma como concebia e trabalhava sua proposta educacional em relação a ética do ser humano, seu ideal para a expressão da política no mundo, além de ser apresentado o I Ching, uma obra muito antiga que traz conhecimentos sobre a vida, a natureza e a condição humana, sobre a qual Confúcio deixou sua contribuição.

No dia 10, em parceria com a Biblioteca Municipal Bernardo Guimarães, foi realizado um Clube de Leitura da obra Os Analectos atribuída a Confúcio e compilada por seus discípulos mais próximos, onde o mesmo trata de diversos temas morais e filosóficos.

O evento foi divulgado na cidade, dentre outros meios, através da TV Integração que realizou uma entrevista na sede Uberaba da Nova Acrópole com o professor Bernardo Norat: https://globoplay.globo.com

©2015 Organização Internacional Nova Acrópole - Brasil