No ano de 1767 era fundada, por João Pimenta Ferreira, nas proximidades do Rio Itapecerica e do Rio Pará, a então Paragem do Itapecerica. No mesmo ano, foi erguida uma Igreja como pedra fundamental da cidade, tendo como padroeiros o Divino Espírito Santo e São Francisco de Paula. Em 1770, o povoado passou a se chamar Espírito Santo do Itapecerica e, ao primeiro dia do mês de junho de 1912, se tornou uma cidade, com o nome de Divinópolis.

Foi em comemoração ao aniversário da cidade que a Organização Nova Acrópole de Divinópolis realizou, no dia 01 de junho de 2015, um Varal de Poesias e uma Oficina de Xadrez numa das praças centrais da cidade. O evento contou com a participação de muitos transeuntes, que tiveram a oportunidade de ler e apreciar poesias de artistas locais, recebendo como lembrança alguns exemplares desses poemas. O público presente também pôde aprender um pouco mais sobre o milenar jogo do Xadrez, através de dicas e explicações dadas pelos instrutores voluntários da instituição.

A Nova Acrópole parabeniza a cidade de Divinópolis pelos seus 103 anos de idade, desejando à população muito espírito de cidadania para que a vida em sociedade em Divinópolis se torne cada vez mais harmoniosa.

©2015 Organização Internacional Nova Acrópole - Brasil