Há 60 anos, a Organização Internacional Nova Acrópole – Filosofia Cultura e Voluntariado – promove mundialmente um resgate do valor concreto da Filosofia: uma forma de vida, que permite aos seres humanos desenvolver conscientemente o seu potencial e melhorar o mundo à sua volta. Em 2002, a Organização das Nações Unidas para Educação e Cultura (Unesco) instituiu o Dia Mundial da Filosofia, reconhecendo o poder transformador da filosofia nas sociedades humanas. Essa data passou a ser celebrada na terceira quinta-feira do mês de novembro de cada ano. Em comemoração ao Dia internacional da Filosofia (estabelecido pela UNESCO), a Organização Nova Acrópole realiza o evento SEMANA DA FILOSOFIA, este ano na sua 12ª edição, que terá como tema “Filosofia: Educação e Formação para o Ser Humano”.

Seu objetivo é dar acesso a todas as pessoas aos conteúdos que provêm das diversas tradições da humanidade, através de uma abordagem simples, direta e atual. Existe um legado de conhecimentos universais que conduzem o homem a encontrar respostas em si mesmo para as questões mais fundamentais da vida.

“Filosofia: Educação e Formação para o Ser Humano”

Vivemos em um mundo repleto de inovações, uma substituindo as anteriores em um ritmo frenético de crescimento tecnológico. O mundo de informações avança sem fronteiras, e não há perspectiva do mesmo ocorrer com o ser humano, que hoje vive saturado e sob a opressão de estar sempre para trás.
Existem muitos métodos de ensino, até não presenciais, onde as informações são transmitidas com a mesma profusão do ritmo industrial. Se fala muito de métodos educativos, mas não se fala de finalidades educativas. A falta da finalidade da educação tem conduzido ao momento presente, onde é tudo tão caótico e não há formação para crianças, jovens nem adultos, pois não existem finalidades.
A filosofia promove um método integral, onde a educação busca o desenvolvimento da personalidade como desenvolvimento completo e integral do ser humano. A filosofia à maneira clássica permite enxergar um novo horizonte, buscar as causas e desenvolver-se em todos os planos, uma finalidade precisa que forma o ser humano promovendo suas virtudes, o melhor de cada um, como a pura essência que brota do coração e nutre mudanças para melhor, para si mesmo e para toda a sociedade.

Educação permanente, evolução permanente.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA XI SEMANA DA FILOSOFIA NA SUA CIDADE

©2015 Organização Internacional Nova Acrópole - Brasil