Há 61 anos, a Organização Internacional Nova Acrópole – Filosofia Cultura e Voluntariado – promove mundialmente um resgate do valor concreto da Filosofia: uma forma de vida, que permite aos seres humanos desenvolver conscientemente o seu potencial e melhorar o mundo à sua volta. Em 2002, a Organização das Nações Unidas para Educação e Cultura (Unesco) instituiu o Dia Mundial da Filosofia, reconhecendo o poder transformador da filosofia nas sociedades humanas. Essa data passou a ser celebrada na terceira quinta-feira do mês de novembro de cada ano. Em comemoração ao Dia internacional da Filosofia (estabelecido pela UNESCO), a Organização Nova Acrópole realiza o evento SEMANA DA FILOSOFIA, este ano na sua 13ª edição, que terá como tema “Confúcio, o filósofo chinês”.

Seu objetivo é dar acesso a todas as pessoas aos conteúdos que provêm das diversas tradições da humanidade, através de uma abordagem simples, direta e atual. Existe um legado de conhecimentos universais que conduzem o homem a encontrar respostas em si mesmo para as questões mais fundamentais da vida.

“Confúcio, o filósofo chinês”

Na 13ª edição da Semana da Filosofia, iremos apresentar Confúcio (551-479 a.C.). Ele viveu na China em um período repleto de conflitos e dificuldades políticas. Esse cenário motivou sua busca pela compreensão do ser humano e da vida em comunidade. Percebe que é fundamental educar o indivíduo para que este possa viver em sociedade de maneira harmônica. Propõe um estilo de ensino baseado em princípios éticos e defende que aquele que tem uma conduta virtuosa é capaz de inspirar aos demais por sua força moral.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA XIII SEMANA DA FILOSOFIA NA SUA CIDADE

©2015 Organização Internacional Nova Acrópole - Brasil